• Imprimir
  • Compartilhar


  • "Ele deu a vida para mudar o mundo", diz John Piper sobre 50 anos da morte de Luther King

    Martin Luther King morreu no dia 4 de abril de 1968, completando 50 anos nesta quarta-feira.

    FONTE: GUIAME, COM INFORMAÇÕES DO DESIRING GOD

    Há exatos 50 anos morria Martin Luther King Jr. O pastor John Piper lembrou da relevância do homem que mudou a história de muitos cristãos e negros. O grande mobilizador, que protestou em favor da comunidade negra sem precisar fazer uso de atos violentos, deixou um legado. Piper faz questão de comparar os tempos de sua infância com os de atualmente para acentuar o trabalho de Luther King.

    “O mundo racial em que cresci e o que vivemos hoje são incrivelmente diferentes. O racismo permanece em muitas formas em todo o mundo. De fato, os últimos dois anos trouxeram um revés desanimador. Mas nos dias da minha juventude na Carolina do Sul, era pior. Muito pior”, comentou.

    “A segregação era quase absoluta, suas manifestações totalmente degradantes, e a defesa da mesma soava não apenas de multidões de rua, mas também dos salões do poder político - sem vergonha”, ressalta. Piper aproveita para apresentar dados que chocam os que nunca ouviram falar do antigo cenário social nos EUA.

    “Em 1954, 17 estados exigiram escolas públicas segregadas. Em 1956, 85% de todos os sulistas brancos rejeitaram a afirmação: Estudantes brancos e negros deveriam frequentar as mesmas escolas. 73% disseram que deveria haver ‘seções separadas para negros em bondes e ônibus’. 62% não queriam um negro ‘com a mesma renda e educação’ que se mudasse para o bairro”, informou Piper.

    O pastor continua com os dados impressionantes: “Em 1963, 82% de todos os sulistas brancos se opunham a uma lei federal que daria a ‘todas as pessoas, negros e brancas, o direito de serem servidas em lugares públicos, como hotéis, restaurantes e estabelecimentos semelhantes’. E em 1952 (quando eu tinha seis anos de idade), apenas 20% dos negros do sul em idade de votar estavam registrados para votar”.

    “O resultado dessas estatísticas foi um mundo injusto, inseguro, condescendente, hostil, degradante e humilhante para os negros. Você já fez uma pausa para se perguntar o que separar fontes de água e banheiros separados poderia significar, exceto: você é imundo como os leprosos? Era um mundo terrível”, colocou.

    Usado por Deus

    “Entre esse mundo racialmente terrível e esse mundo racialmente imperfeito, tivemos Martin Luther King Jr. Não sabemos se o mundo teria mudado sem ele, mas sabemos que ele foi uma vara nas mãos do Deus que tudo governa. Deixe de lado sua teologia e suas falhas morais. Elas não anulam o bom que Deus operou através deste homem”.

    “Ele foi usado na mão poderosa da providência divina para mudar o mundo, de modo que as expressões de racismo mais chocantes, flagrantes, degradantes e públicas (e normalmente legais) foram embora. Só por isso, o quinquagésimo aniversário do trágico assassinato de Martin Luther King e a perda da causa da justiça merecem foco sincero”, ressaltou.

    “Martin Luther King deu sua vida para mudar o mundo. E no final, ele estava cada vez mais consciente de que ‘o movimento’ lhe custaria a vida. Na noite anterior ao assassinato, do lado de fora do quarto onde estava hospedado, em Memphis, no dia 4 de abril de 1968, ele pregou no Templo da igreja do Bispo Charles Mason. Ele veio a Memphis para apoiar os trabalhadores de saneamento básico que eram mal pagos”.

    “Sua mensagem veio a ser chamada de ‘Eu já estive no topo da montanha’. Ele começou pesquisando a história mundial em resposta a uma pergunta de Deus: ‘Quando você gostaria de estar vivo?’ King respondeu: ‘Se você me permitir viver apenas alguns anos na segunda metade do século XX, serei feliz’. Por quê? Porque ‘vejo Deus trabalhando nesse período do século XX de uma forma que os homens estão respondendo. Algo está acontecendo em nosso mundo”, salientou.

    “Por um breve período de tempo, Martin Luther King Jr. foi capaz de usar sua voz para conter a violência e superar o ódio: ‘Nós somos mestres em nosso movimento não violento em desarmar forças policiais. Eles não sabem o que fazer’. Ele acendeu um tipo de fogo que nenhum fogo poderia apagar, e um tipo de coragem que nenhum cão poderia derrotar”.

    Fonte: Guiame


    O conteúdo das notícias é de responsabilidade de seus respectivos autores e veículos de comunicação, não refletindo necessariamente a opinião da ICESO


    Data : 2018-04-06
    Autor:

    Não existem comentários nesta notícia, seja o primeiro.