• Imprimir
  • Compartilhar


  • Desvendando o mito do crescimento espiritual. Onde você está? Onde a igreja está?

    Desvendando o mito do crescimento espiritual. Onde você está? Onde a igreja está?

    Fazer uma análise da espiritualidade pessoal e da igreja não é algo fácil. A realidade é que muitos estão apáticos espiritualmente. De forma passiva frequentam a igreja - as vezes por anos - com pouca ou nenhuma força em sua jornada espiritual.

    Há uma tendência universal de pensamento que “crescimento espiritual” tem haver com algo que se faz, como faz e quanto faz.

    Na igreja a medida seria a quantidade de pessoas, de batismo, de dinheiro, de programas, de pregações, de estudos, de pequenos grupos, de classes etc. A saúde espiritual pessoal e da igreja não pode ser medida por números ou “coisas que estamos fazendo.” Isso precisa ser desmitificado.

    Quantas vezes se encanta pelo “quanto” e se deixa de responder a pergunta simples e primeira de Deus: “onde estás”? (Gn 3.9)

    Essa é uma pergunta relevante e que centra em Deus. Onde se está pessoalmente no relacionamento com Deus? Onde a igreja está em sua caminhada com o Senhor?

    Essa pergunta leva todos na capacidade de mensurar algo. Ela  leva de volta a Deus. Adão errou porque deveria ter dito que se afastou do Senhor e precisava desesperadamente reatar o que em milésimos de segundos havia perdido. É no retorno a Deus que se encontra o verdadeiro “crescimento espiritual.”

    Pessoas e igrejas crescem à medida que voltam-se para Deus. “Em Cristo” é uma expressão constantemente usada por Paulo em suas cartas. É no abraçar a verdade que estamos “em Cristo” e vivendo “em Cristo” que tudo muda no quadro espiritual.

    A análise do crescimento espiritual que volta no retorno e foco em Deus precisa fazer perguntas certas. Tais como:

    1 - Estou voltando-me para Deus todos os dias?

    2 - Estou com meu coração centrado em Deus? Penso em Deus? Penso em suas verdades? Busco praticá-las?

    3 - Quanto entendo e vivo a pessoa de Jesus?

    4 - Estou ciente de que “em Cristo” há a verdadeira vida e estou atento aos “ladrões” diários dessa vida?

    5 - Onde espiritualmente estou hoje?

    Crescer espiritualmente é “crescer em Cristo”. Quando se estabelece um relacionamento com Jesus, confia-se somente nEle para salvação eterna, o próximo passo é estar, manter e relacionar com Ele.

    É perto de Cristo - momento a momento -  que as pessoas e igrejas aprendem a depender dEle, viver dEle e com Ele. É nessa convivência diária - que Jesus chama de “permanecer” em João 15 - que o cristão recebe ajuda, orientação e força para lidar com a vida.

    Crescimento espiritual foca centrar a vida em Cristo. Isso inclui a entrega do dia a dia, das decisões, das expectativas, da vontade, do interesse, dos anseios e da agenda. Centrar em Cristo significa entregar, render  e submeter totalmente a Ele.

    Crescimento espiritual centrado em Cristo precisa passar por três níveis básicos:

    01 - Conhecimento das doutrinas básica da fé.

    Seguir a Cristo inclui entender o que Jesus entendia a partir da Palavra. As atitudes de pessoas são dirigidas por suas crenças. A crença cristã inclui entender as verdades da fé expostas na Palavra. É necessário um fundamento da fé.

    É preciso compreender o que a Bíblia diz sobre Deus, Jesus, o Espírito Santo, a criação, os anjos, o diabo, os demônios, o pecado, a salvação, a santificação, a Palavra, a igreja, o futuro etc. Esses são conceitos que a igreja deve oferecer de forma curricular para a vida de sua membresia. É aqui que a base e o fundamento da fé é lançado.

    São nas verdades de Deus que a fé é pavimentada. Por meio dela a vida estará preparada para decisões no padrão de Deus.

    02 -  A vida devocional diária

    Vida devocional diária inclui retirar-se em um tempo específico, num local específico, com materiais específicos, com um objetivo específico. Isso significa manter regularmente um tempo e local para ler, estudar, meditar e memorizar na Palavra de Deus. É um tempo de registrar o que Deus fala por meio de Sua Palavra. É um tempo para colocar o coração na presença de Deus. É tempo para louvar, confessar, pedir, suplicar e agradecer.

    Vida devocional singnifica: “alimentar por si mesmo”. Não há crescimento espiritual quando pessoas dependem de culto, do pastor, do aconselhamento, do pequeno grupo, das conferências, seminários etc. É preciso ter um tempo diário para alimentar-se. É nesse tempo que Deus fala.

    Vida devocional diária e regular inclui disciplina, hábito e constância.  É nesse tempo que a paixão por Deus é renovada; o amor por Deus é nutrido; a satisfação por Deus é estimulada. Tempo com Deus não pode ser substituído por nada.

    03 - Ser e render-se a Cristo.

    Quando se internaliza as verdade da fé e se tem um tempo exclusivo com Deus, a vida espiritual surge de forma forte e vigorosa. A “cor de Cristo” começa aparecer na “pele espiritual”.

    Pessoas que sabem no que crê e mantém uma vida regular com o Senhor, tornam-se parecidos com Cristo e por isso são verdadeiros adoradores, evangelista, amantes de pessoas e servos.

    É triste ver quantas igrejas tentam provocar adoração, serviço, evangelismo e relacionamento com pessoas na força de programas e atividades.

    O resultado final de alguém centrado em Cristo é que ele se tornará como Cristo e fará as coisas que Cristo fez.

    O chamado em Cristo é ser sempre ser como Cristo. A pessoa nesse nível passa a reproduzir de forma prática aquilo que Cristo é e faz. Há uma compreensão simples do chamado em “amar as pessoas e amar a Deus” e ao mesmo tempo viver a missão dada: “fazer discípulos de todas as nações”.

    Nesse nível do “crescimento espiritual” a pessoa está disposta a “dar sua vida por Cristo”. Tudo se torna importante e entendido de uma forma espiritual. Dinheiro, poder, casamento, serviço, oportunidades, poder, entretenimento, sexo, decisões etc, passam pelo crivo único da pessoa de Jesus. Tudo é rendido a Ele. Tudo faz sentido.

    Crescimento espiritual é um processo. Ele acontece a um ritmo determinado pelo Espírito Santo usando as circunstâncias de cada um. Contudo, uma vez que se entende os níveis, torna-se mais simples e tangível saber onde se encontra e como o progresso espiritual está se processando.

    Assim, fica a pergunta: onde você está espiritualmente? Onde sua igreja está espiritualmente?

    Roberto Naves Amorim é pastor da Igreja Cristã Evangélica do Setor Oeste - ICESO e líder do ministério Evangelho e Ação, com foco em treinamento de líderes e evangelização e ênfase em trabalhos sociais, como o Projetos Piaú, entre outros.

    Fonte: Site ICESO



    Data : 2014-02-24
    Autor:

    Não existem comentários neste artigo, seja o primeiro.